05/04/08

F-16 x 2 = 1 Storm

Caríssimos,

Sabem aquela do Storm que fez descolar dois F-16 da FAP?


Comprem amanhã Domingo ou na Segunda-feira, dia 07 de Abril, o jornal:

"24Horas"

Uma história para rir? Um drama? Não meus senhores, apenas e só uma vergonha!

Festa do Pilotaço cancelada - motivo

CANCELAMENTO DA FESTA DO PILOTAÇO

Lamentamos informar que a Festa do Pilotaço 2008 foi cancelada devido à falta de inscrições em número suficiente.

De facto, não é possível organizar este tipo de eventos tentando adivinhar quantos pessoas vão aderir sem se inscreverem previamente. Há custos fixos que têm de ser cobertos antes da festa e sem números reais para nos basearmos, não é possível fazer encomendas nem reservas. As inscrições que tivemos até ao passado dia 31 de Março não chegavam sequer para cobrir os custos fixos.

Em sua substituição, será organizado outro encontro oportunamente, mas noutros moldes.

Saudações aeronáuticas!

Pilotaço-Mor
Comissão Organizadora da Festa do Pilotaço 2006

Tel.: 219624047 - E-mail: pilotaco08@sapo.pt

Web site: www.aeronauta.com/pilotaco2008


COMENTÁRIO DO BLOG:

A decisão do pilotaço-mor é de coragem e deve ser entendida como um recado a todos nós. Eu não tive tempo de me inscrever por nao saber se me encontraria no país nessa altura, mas já sei que a partir de agora, esteja ou não esteja, inscrever-me-ei.

As acções organizativas, seus autores devem ser acarinhadas e nós, malta dos aviões, achamos que as coisas estão sempre ali à espera do nosso usufruto sem esforço.

Parabéns Pilotaço-Mor, estou e estamos contigo!

04/04/08

http://www.aeronauta.com/

FESTA DO PILOTAÇO 2008

13 de Abril de 2008 – Base Aérea nº 1, Sintra

Lamentamos informar que a Festa do Pilotaço 2008 foi cancelada. Em sua substituição, será organizado outro encontro oportunamente, mas noutros moldes.

Lê-se no site do aeronauta. Para nós é com muita pena que recebemos a notícia do cancelamento desta grande festa aeronáutica portuguesa. Esperemos que os motivos da não realização sejam debelados e que o aeronauta nos brinde com a sua eficácia organizativa e permita encontrar-nos a todos na BA1.

31/03/08


PROGRAMA

• 10:00 - 12:30 = Chegada dos participantes; fly-in
• 12:30 - 14:30 = Almoço/convívio
• 14:30 - 15:00 = Briefing
• 14:30 - 16:30 = Visita ao Museu do Ar
• 15:00 - 16:30 = Voos em Chipmunk, Boeing Stearman,Yak-52, Piper Colt, Piper Cub e outros
• 16:30 - PDS = Partida dos participantes
(Horas locais)

REGULAMENTO DA FESTA

A Festa do Pilotaço é um ponto de encontro dos pilotos portugueses e está reservada apenas a portadores de um documento que os identifique como pilotos com licença de voo (válida ou não) ou de alunos-pilotos. Não poderão levar acompanhantes, familiares, gatos, canários, etc. Podem, isso sim, levar boa disposição e vontade de conviver.

À chegada à BA1, o Pilotaço deverá dirigir-se para o check-in, devidamente munido dos seus documentos de identificação de Pilotaço e de dinheiro para comprar o bilhete.

Em seguida, receberá os seguintes artigos: uma caneca para o combustível, um autocolante da Festa do Pilotaço 2008, um brinde do nosso patrocinador e um vale para levantar o AvGas (vulgo “tintol”) exclusivo da Festa do Pilotaço. Também no check-in, o Pilotaço deverá inscrever-se para voar numa das relíquias que irão encontrar-se à disposição dos Pilotaços: Chipmunk, Boeing Stearman, Piper Cub, Piper Colt e outros. Os desejosos de mais adrenalina terão oportunidade de se aventurar nos Yak-52 do duo acrobático Smoke Wings. Os voos serão sorteados segundo o número de inscrição de cada Pilotaço e serão em número limitado. Os Pilotaços que desejem voar para além do sorteio, também o poderão fazer, consoante a disponibilidade de cada avião e mediante o pagamento desse voo.
Seguirá então para a zona do reabastecimento, onde irá parquear junto aos outros Pilotaços que aí já se encontrem.Depois do reabastecimento, os Pilotaços poderão voar nos aviões acima referidos ou poderão visitar o Museu do Ar, que bem merece uma visita de todos nós.

REGULAMENTO PARA O FLY-IN

A Festa do Pilotaço é um ponto de encontro dos pilotos portugueses, proporcionando um convívio entre profissionais e amadores da pilotagem aeronáutica.

Para que a festa possa correr o melhor possível, torna-se necessário o estabelecimento de algumas regras e procedimentos para podermos receber da melhor maneira possível todos os Pilotaços que se deslocarem de avião à Base Aérea nº 1, em Sintra.

Assim, a zona da Base Aérea de Sintra vai estar restrita apenas a aeronaves que se dirijam propositadamente para a Festa do Pilotaço, não estando o aeródromo aberto a outras actividades no dia 13 de Abril de 2008. Sem mencionar os casos óbvios relacionados com emergências, combate a incêndios ou meios militares e policiais que nunca podem estar interditados, só poderão entrar na zona da BA1 as aeronaves militares e as dos Pilotaços (devidamente inscritos) que tenham efectuado uma comunicação à Comissão Organizadora com uma antecedência mínima de 48 horas para o telefone nº 219624047, para o fax nº 219624048 ou para o endereço de correio electrónico pilotaco08@sapo.pt, declarando que têm conhecimento do Regulamento Técnico e informando a matrícula da aeronave, número de pessoas a bordo, hora prevista de chegada e necessidade de reabastecer de combustível.

Qualquer aeronave que não se encontre nas situações acima descritas, será impedida de entrar na zona da BA1, sob pena de vir eventualmente a pôr em risco a sua própria segurança, assim como a das aeronaves participantes nas actividades aéreas.

Os horários definidos para a operação das aeronaves visitantes são os seguintes: chegada = das 10:00 LT às 12:30 LT; partida = das 16:30 LT até ao pôr-do-Sol. Entre as 15:00 LT e as 16:30 LT, o aeródromo vai estar encerrado ao tráfego durante as actividades aéreas que aí vão ter lugar.

Desta forma, pretende-se uma melhor coordenação entre as várias aeronaves mantendo-se sempre a segurança de voo, sabendo-se de antemão que todos os Pilotaços compreenderam as limitações e o seus objectivos.

A Base Aérea nº 1 encontra-se nas coordenadas N38º50’03” W009º20’28” e tem as seguintes frequências VHF:

Aproximação = 118.6 MHz

Torre = 122.1 MHz

Excepcionalmente, apenas no dia da festa, poderá ser usada a frequência 123.45 MHz para coordenação das rolagens, estacionamento e reabastecimento.

Oportunamente estarão aqui mais informações e procedimentos para os Pilotaços que se desloquem a Sintra por via aérea, de modo a evitarem a zona do Aeroporto de Lisboa.

O Pilotaço é, por norma, uma pessoa que tem a disciplina como seu co-piloto e não será demais lembrar a todos que somos convidados numa base aérea militar.

Estando certos de receber da parte de todos os Pilotaços o melhor apoio e compreensão possíveis, desejamos bons voos e esperamos vê-los em Sintra.

Saudações aeronáuticas!

Pilotaço-Mor

Comissão Organizadora da Festa do Pilotaço 2006

Tel.: 219624047 - Fax: 219624048 - E-mail: pilotaco08@sapo.pt