12/01/08

Pois... esta foto é apenas uma excepção.

Mondego a bordo de um Jabiru com muita classe...

Só de UL... fantástica foto

Ele há paisagens...

Nos céus do mundo... será de ultraligeiro?

Curso de Instrutores... inscrições abertas

Curso de Instrutores APAU em colaboração com o Aero Clube de Viseu Actividades APAU

O Curso de Instrutores já está aprovado e irá decorrer nas Instalações do Aero Clube de Viseu nos dias 09, 10,16, 17,23 e 24 de Fevereiro.

Os requisitos e condições para a frequência de curso de formação para Instrutor de Voo de Aeronaves Ultraleves foram definidos pelo Regulamento 164 de 8 de Setembro de 2006.
Este curso, está de acordo com o total de horas previsto no respectivo Regulamento e, será designado: INSTAPAU/08.

O Curso INSTAPAU/08 está aberto a todos os pilotos de ultraleves que cumpram os requisitos previstos no Artigo 25.º do Regulamento 164/2006 e que sejam sócios da APAU, ou do Aero Clube de Viseu.
Tem como objectivo, proporcionar uma adequada formação pedagógica, por forma a tornar os participantes capazes de conceber, desenvolver, ministrar e avaliar sessões de formação.

O Curso tem uma carga horária de 14 horas semanais, distribuídas por 3 fins-de-semana, totalizando 42 horas de formação.

O INSTAPAU/08 é ministrado de acordo com as normas instituídas na legislação em vigor, seguindo aparte teórica uma estrutura modular concretizada em sessões de formação em sala de aula. Exercícios de Comunicação pedagógica. Preparação e Simulação de sessões de formação, avaliação e auto-avaliação dos formandos.

A Avaliação dos formandos é contínua e determinada pelos resultados obtidos através da confirmação dos saberes, capacidades, competências e desempenhos de cada formando, ao longo de todo o processo formativo.
O resultado final é traduzido em APTO ou INAPTO, sendo elaborado um juízo ampliativo detalhado, para cada participante.

Formadores.

Cmdt. António Mesquita Rocha
Cta. Adelino Gonçalves
Dr. Nuno Vicente
João Godinho
Dr. José Valente
Cmdt. Paulo Lemos da Costa

Contamos ainda vir a ter, a presença do Sr. Cor. Anacleto dos Santos


A parte prática será a combinar com os formandos, de forma a facilitar a o local e a aeronave na qual será ministrada a instrução.
A parte prática do INSTAPAU/08 será definida, de acordo com o estipulado no Artigo. 26º do Regulamento 164/2008 e Anexo X ao mesmo Regulamento e será ministrada pelos Srs. Examinadores;

Cmdt. António Mesquita Rocha
Cmdt. Eduardo Batista
Cmdt. Adelino Gonçalves.
Cmdt. Paulo Lemos.
Cmdt. Fernando Rodrigues

Condições de admissão ao Curso INSTAPAU/08


- Apresentar um certificado de aptidão de voo, emitido por uma organização de formação autorizada pelo INAC, atestando ter revelado um nível de proficiência adequado para admissão a um curso de instrutor de voo na sequência de um teste em voo administrado por um examinador credenciado.

- Mínimo 150 horas de voo em ultraleves, das quais 100 como piloto comandante no tipo de aeronave em que irá ministrar instrução, das quais 6 horas nos últimos 3 meses.

- 15 horas de voo de viagem como piloto comandante, incluindo uma com duas aterragens com paragem completa em dois aeródromos diferentes que não o de partida, devendo localizar-se um deles a uma distância deste último não inferior a 80 NM.

- Ter averbada na licença a qualificação de radiotelefonia internacional.

No final do curso, o candidato terá de superar uma prova prática que incluirá, uma aula teórica a ministrar pelo candidato sobre tema aceite pelo INAC, questionário oral sobre as matérias dos programas para emissão de licença de ultraleve e sobre o curso de instrutor, assim como uma prova prática de voo que incluirá briefing e de-briefing.

Após superar as provas acima descritas, o candidato terá direito ao averbamento da qualificação de instrutor de ultraleves com competências restritas, que serão retiradas uma vez cumpridos os requisitos descritos no Artigo. 28º do Regulamento 164 de 8 de Setembro de 2006.

O número máximo de formandos no INSTAPAU/08 será limitado a 10 sendo o mínimo de 5.

O valor do curso teórico será de 500€ por aluno para um curso de 5 alunos. Caso o número de inscrições seja superior, os valores serão;
6 Alunos – 475€
7 Alunos – 450€
8 Alunos – 425€
9 Alunos – 400€
10 Alunos – 375€
Pagamento de 100€ no acto da inscrição.
Inscrições abertas de 2 a 31 de Janeiro.

In site www.apau.org

10/01/08

Previsões recomendadas no WindGuru

http://www.windguru.com/pt

Vale a pena, mais uma vez confirmei a precisão dos dados.

Sobre o licenciamento das pistas...

Anónimo disse...

Não sou assim tão pessimista, a nova legislação obriga a que todos os campos de voo sejam certificados, ou passamos nós , pilotos de UL, a estar ilegais ao utilizarmos as pistas não certificadas. Se for a APAU a certificar pistas de UL o processo simplifica-se, porque se for o INAC o processo será mais burocrático e demorado.

10 de Janeiro de 2008

Sobre o Imposto Único nos UL's...

Anónimo disse...

Seria interessante saber qual o posicionamento futuro da APAU perante esta situação e se será capaz de fazer valer ou pelo menos expressar os sentimentos dos seus associados ou se, mais uma vez se fica apenas por comentários fracos e coniventes com a situação.

10 de Janeiro de 2008

OTA já lá vai, ALCOCHETE a chegar... Campo de Voo de Benavente em causa?

Diz quem sabe que o futuro aeroporto nacional ficará em Alcochete. A ser verdade eis que começa a odisseia do Campo de Voo de Benavente. A hora é de expectativa e de preocupação, pois com o Aeroporto em Alcochete, o Campo de Voo virá a ser afectado. Contudo, sabemos que não será pelo Campo de Voo que se inviabilizará o novo aeroporto tão desejado a sul do Tejo, mas incutirá em todos nós a responsabilidade de continuarmos a demonstrar a importância do Campo de Voo de Benavente no panorama nacional da aviação ligeira.

Emblemático, único e representativo daquilo que de melhor se faz na aviação a nível europeu, o Campo de Voo de Benavente merecerá de todos nós mais visitas, mais programas organizados, mais voos e mais solidariedade. Em causa está honrar a coragem daqueles que hoje investem no sector desenvolvendo a actividade e promovendo Portugal.

Campo de Voo de Benavente, estamos convosco!

09/01/08

APAU quer controlar licenciamento das pistas?

Reconhecimento de Pistas de Ultraleves
Após alguma insistência da APAU, vai ser efectuada uma sessão de esclarecimento no INAC, com o objectivo de esclarecer todos os que queiram tratar do reconhecimento de pistas de Ultraleves.A data prevista para esta sessão de esclarecimento é 24 de Janeiro, sendo que deve ser emitida oportunamente uma CIA. É importante que, quem tenha responsabilidades sobre pistas, esteja presente.

in site da APAU

Comentário:

Este excesso de voluntarismo da APAU na inocência das coisas até lhe ficaria bem, no entanto, sabemos ampla e sobejamente que o Paulo Lemos tem de arranjar forma de se protocolar com o INAC, quem sabe se se perspectiva uma concessão dos ditos licenciamentos à APAU. Não será um mau tacho para se criarem mais umas quantas coisinhas para acrescer à conta dos ditos proprietários dos campos de voo... Paulo Lemos até que tem razão, os proprietários desses ilegais campos são todos uns mentecaptos que precisam da mão salvadora da APAU.
Obrigado Paulinho, mas não precisamos de ajudas que só virão transformar os processos mais caros!

Ultraleve paga: 225 Euros de Imposto de Circulação

Imposto Único de Circulação
Já não era apenas o valor do seguro, dos combustíveis e taxas de aterragem para desmoralizar os proprietários de aeronaves. Agora aparece o IUC.Todos os proprietários de aeronaves que visitem o site www.e-financas.gov.pt e coloquem o seu número de contribuinte e a sua palavra pass, terão a surpresa de descobrir que aeronaves estão em seu nome. Lembram-se da polémica levantada com os automóveis? Alguém têm em seu nome um ultraleve que já vendeu? Um ultraleve que deveria ter sido abatido ao RAN (Registo Aeronáutico Nacional)?O IUC é para pagar durante o mês de Janeiro e o seu valor varia dependendo do MTOW. São 0.50€ por cada kg, ou seja, para um ultraleve que esteja certificado com 450 kg tem a surpresa de pagar 225€. O valor anterior era de 45€.Mais uma partida…..

in site da APAU

Comentário:
Este governo não sabe mais o que fazer para punir os portugueses. Estamos condenados a ser um país onde poucos podem ter actividades de lazer e desportivas. Como se não bastasse tudo o resto, agora é a vez do imposto de circulação.

Deve ser com a entrada do killer Man, Almerindo Marques, para as Estradas de Portugal, que se lembraram dos ultraleves. Preparai-vos para as obras no céu para espalhar o asfalto celestial...

Associação de Promoção da Aviação Ligeira, registada em Évora

Aeroclube Além Tejo
sede nacional em Évora


O Aeródromo Municipal de Évora recebe novo contributo para a afirmação da aviação ligeira, desportiva e de lazer através do agora registado Aeroclube Além-Tejo.
A vida e obra do Engenheiro Vasco Maria Eugénio de Almeida - no contributo dado à aviação ligeira desportiva e de lazer -, projectando Évora a nível nacional e internacional, é alvo de homenagem permanente por parte da associação de promoção da aviação ligeira.


O Aeroclube Além Tejo, associação de promoção da aviação ligeira, foi registado notarialmente, no dia oito de Janeiro de 2008, em Évora. Com sede nacional no aeródromo municipal de Évora, em instalações provisórias, o Aeroclube Além-Tejo, conta com quase uma centena de associados provenientes de todo o país.
A aviação desportiva e de lazer tem vindo a desenvolver-se acompanhando o avanço tecnológico das aeronaves de peso igual ou inferior a quatrocentos e cinquenta quilos à descolagem e o crescente número de bpilotos qualificados para a respectiva licença de voo.
As aeronaves ultra-ligeiras, são actualmente uma das categorias da aviação geral com mais registos no Instituto Nacional de Aviação Civil e as que mais horas voam nos céus de Portugal. São também, por força da utilização das mesmas, um dos principais instrumentos de desmitificação da aviação junto dos mais jovens, estimulando a aprendizagem e a motivação para uma preparação humana em qualidade e para uma eventual prestigiosa carreira profissional. Considerando que a aviação desportiva e de lazer é essencialmente praticada pelo puro prazer de voar – eterna ambição do Homem -, não deixa de pretender estar organizada e representada para defesa e valorização do seu contributo nacional.
A 17 de Outubro de 2007, no aeródromo de Évora, no hangar da empresa de manutenção aérea “CIMA”, juntou-se um grupo de pilotos da aviação ultra ligeira, aviação experimental, planadores, paramotor e de asa delta com motor. Participaram pilotos, proprietários de campos de voo privados e entusiastas da aviação, e começou a virar-se uma página da história da aviação geral. Foi também consensual a afirmação do aeródromo de Évora como elemento de importância fulcral para o desenvolvimento da aeronáutica nacional, sendo que os presentes decidiram, como acto de justiça, relevar a figura do benemérito engenheiro Eugénio de Almeida, como patrono da Associação, o Aeroclube Além Tejo. Uma distinção pelo reconhecimento da obra do engenheiro Eugénio de Almeida à causa do desenvolvimento da aviação desportiva e de lazer em Évora com reflexo a nível nacional e internacional.
Pilotos e outros entusiastas da aviação oriundos de Tires, Benavente, Palma, Setúbal, Montargil, Azambuja, Santarém, Évora, Campinho, Ferreira do Alentejo, São Manços, Torrão, Arraiolos, Beja, Portimão, Coimbra e Porto, decidiram por unanimidade a preparação do processo de criação de um aeroclube, com sede no Aeródromo de Évora e pólos em vários campos de voo privados. No dia 27 de Novembro de 2007, um grupo de cinquenta e duas pessoas, oriundos de vários pontos do país - em representação de campos de voo e de grupos de pilotos -, reuniram-se no Campo de Voo de Arraiolos, no Terródromo, para discussão e aprovação dos estatutos e do regulamento eleitoral da associação de promoção da aviação ligeira, designada por “Aeroclube Além Tejo”.
A associação agora criada tem por objecto, promover, divulgar, defender e representar os interesses dos seus associados na aviação, desportiva e de lazer e outras actividades afins; promover o uso em segurança de aeronaves de aviação desportiva e de lazer; aprofundar a relação entre pilotos, proprietários de aeronaves e de infra-estruturas aeronáuticas e as autoridades aeronáuticas e as demais entidades públicas ou privadas com incidência na actividade do aeroclube; ser parceiro de desenvolvimento da entidade proprietária ou gestora do Aeródromo Municipal de Évora e de outros onde se faça representar; promover a realização de eventos aeronáuticos, seminários temáticos e outros eventos de divulgação e promoção do sector; propor, dar parecer e colaborar na definição de normas e regulamentos relativos ao voo, aeronaves, equipamentos e infra-estruturas aeronáuticas atinentes às modalidades que representa; aceitar delegações de competências e atribuições das autoridades reguladoras do sector quando estas se enquadrem na moldura das modalidades que representa; apoiar os sócios proprietários de campos de voo no desenvolvimento dessas infra-estruturas e em particular na organização de eventos aeronáuticos; desenvolver cursos de pilotagem para licenças de voo PU (Piloto de Ultraleves) de PP (Planadores), de PM (Piloto de Paramotor), entre outros; participar na divulgação das potencialidades regionais do Alentejo, através da actividade aeronáutica desportiva e de lazer; participar em operações no âmbito da protecção civil e situações de emergência desde que existam meios adequados disponíveis; facultar aos sócios, sempre que possível, o acesso ao aluguer e aquisição de aeronaves, assim como facilidades de hangar para parqueamento das aeronaves e manutenção das mesmas. Poderá manter escolas de aviação nas quais se leccionem cursos de pilotagem de acordo com os programas fixados.
O Aeroclube Além Tejo, poderá igualmente desenvolver e promover cursos de Paraquedismo, nas vertentes de escola, demonstrações, campeonatos nacionais e internacionais. Aeroclube.alemtejo@gmail.com