09/01/08


Associação de Promoção da Aviação Ligeira, registada em Évora

Aeroclube Além Tejo
sede nacional em Évora


O Aeródromo Municipal de Évora recebe novo contributo para a afirmação da aviação ligeira, desportiva e de lazer através do agora registado Aeroclube Além-Tejo.
A vida e obra do Engenheiro Vasco Maria Eugénio de Almeida - no contributo dado à aviação ligeira desportiva e de lazer -, projectando Évora a nível nacional e internacional, é alvo de homenagem permanente por parte da associação de promoção da aviação ligeira.


O Aeroclube Além Tejo, associação de promoção da aviação ligeira, foi registado notarialmente, no dia oito de Janeiro de 2008, em Évora. Com sede nacional no aeródromo municipal de Évora, em instalações provisórias, o Aeroclube Além-Tejo, conta com quase uma centena de associados provenientes de todo o país.
A aviação desportiva e de lazer tem vindo a desenvolver-se acompanhando o avanço tecnológico das aeronaves de peso igual ou inferior a quatrocentos e cinquenta quilos à descolagem e o crescente número de bpilotos qualificados para a respectiva licença de voo.
As aeronaves ultra-ligeiras, são actualmente uma das categorias da aviação geral com mais registos no Instituto Nacional de Aviação Civil e as que mais horas voam nos céus de Portugal. São também, por força da utilização das mesmas, um dos principais instrumentos de desmitificação da aviação junto dos mais jovens, estimulando a aprendizagem e a motivação para uma preparação humana em qualidade e para uma eventual prestigiosa carreira profissional. Considerando que a aviação desportiva e de lazer é essencialmente praticada pelo puro prazer de voar – eterna ambição do Homem -, não deixa de pretender estar organizada e representada para defesa e valorização do seu contributo nacional.
A 17 de Outubro de 2007, no aeródromo de Évora, no hangar da empresa de manutenção aérea “CIMA”, juntou-se um grupo de pilotos da aviação ultra ligeira, aviação experimental, planadores, paramotor e de asa delta com motor. Participaram pilotos, proprietários de campos de voo privados e entusiastas da aviação, e começou a virar-se uma página da história da aviação geral. Foi também consensual a afirmação do aeródromo de Évora como elemento de importância fulcral para o desenvolvimento da aeronáutica nacional, sendo que os presentes decidiram, como acto de justiça, relevar a figura do benemérito engenheiro Eugénio de Almeida, como patrono da Associação, o Aeroclube Além Tejo. Uma distinção pelo reconhecimento da obra do engenheiro Eugénio de Almeida à causa do desenvolvimento da aviação desportiva e de lazer em Évora com reflexo a nível nacional e internacional.
Pilotos e outros entusiastas da aviação oriundos de Tires, Benavente, Palma, Setúbal, Montargil, Azambuja, Santarém, Évora, Campinho, Ferreira do Alentejo, São Manços, Torrão, Arraiolos, Beja, Portimão, Coimbra e Porto, decidiram por unanimidade a preparação do processo de criação de um aeroclube, com sede no Aeródromo de Évora e pólos em vários campos de voo privados. No dia 27 de Novembro de 2007, um grupo de cinquenta e duas pessoas, oriundos de vários pontos do país - em representação de campos de voo e de grupos de pilotos -, reuniram-se no Campo de Voo de Arraiolos, no Terródromo, para discussão e aprovação dos estatutos e do regulamento eleitoral da associação de promoção da aviação ligeira, designada por “Aeroclube Além Tejo”.
A associação agora criada tem por objecto, promover, divulgar, defender e representar os interesses dos seus associados na aviação, desportiva e de lazer e outras actividades afins; promover o uso em segurança de aeronaves de aviação desportiva e de lazer; aprofundar a relação entre pilotos, proprietários de aeronaves e de infra-estruturas aeronáuticas e as autoridades aeronáuticas e as demais entidades públicas ou privadas com incidência na actividade do aeroclube; ser parceiro de desenvolvimento da entidade proprietária ou gestora do Aeródromo Municipal de Évora e de outros onde se faça representar; promover a realização de eventos aeronáuticos, seminários temáticos e outros eventos de divulgação e promoção do sector; propor, dar parecer e colaborar na definição de normas e regulamentos relativos ao voo, aeronaves, equipamentos e infra-estruturas aeronáuticas atinentes às modalidades que representa; aceitar delegações de competências e atribuições das autoridades reguladoras do sector quando estas se enquadrem na moldura das modalidades que representa; apoiar os sócios proprietários de campos de voo no desenvolvimento dessas infra-estruturas e em particular na organização de eventos aeronáuticos; desenvolver cursos de pilotagem para licenças de voo PU (Piloto de Ultraleves) de PP (Planadores), de PM (Piloto de Paramotor), entre outros; participar na divulgação das potencialidades regionais do Alentejo, através da actividade aeronáutica desportiva e de lazer; participar em operações no âmbito da protecção civil e situações de emergência desde que existam meios adequados disponíveis; facultar aos sócios, sempre que possível, o acesso ao aluguer e aquisição de aeronaves, assim como facilidades de hangar para parqueamento das aeronaves e manutenção das mesmas. Poderá manter escolas de aviação nas quais se leccionem cursos de pilotagem de acordo com os programas fixados.
O Aeroclube Além Tejo, poderá igualmente desenvolver e promover cursos de Paraquedismo, nas vertentes de escola, demonstrações, campeonatos nacionais e internacionais. Aeroclube.alemtejo@gmail.com

Sem comentários: