13/11/07

Sabiam que... em LPEV


... ao fim-de-semana, quando voam para Évora e entram na frequência do aeródromo e chamam "Évora é o CS-UUU a Oeste do aeródromo a 3 milhas", bastas vezes responde-lhe um avião que opera comercialmente no lançamento de paraquedistas e lhes diz que há muito movimento de saltos e que está a largar à vertical da pista, dizendo para aguardarem no ponto W ou I? pois, muitas das vezes não é a mais pura das verdades - nem sempre se encontra na situação de estar prestes a largar. Por vezes até está na final da 01 ou da 19.

Qual o porquê desta acção? Simplesmente... por não quererem os Ul's e afins nos céus do aeródromo. É esta a razão que os mesmos operadores defendem em conversas junto ao hangar.

É uma atitute condenável e que merece alguma reflexão.

Todos nós sabemos o que diz o NOTAM sobre a zona em questão, daí sabermos os cuidados a ter na entrada.Esta forma de escorraçar a aviação desportiva e de lazer dos céus de Évora prejudica a cidade e a aviação em geral. Defende apenas a questão comercial, cujos fins-de-semana se transformaram numa indústria para quem ali opera com aviões para páraquedistas.Nós somos inconvenientes, não desistimos e existimos.

Évora é um aeródromo aberto a todos e para todos há lugar.

Quando se aproximarem de LPEV façam-no comunicando, mas não evoluam para uma passagem à vertical by the book, espreitem sempre a oeste da 19 e a sul da 01.
Estão a ver não estão? É que longe da vista, perto do ouvido... aconselho: Visual, visual... comunicações, comunicações.

Sem comentários: